Faz parte da estratégia de qualquer negócio definir e entender o perfil do consumidor para quem vai dirigir seus produtos e serviços e suas ações de comunicação. É o perfil do consumidor quem vai nortear a produção, a comunicação e a entrega daquilo que a empresa vende. Nesse sentido, não há negócio que prospere sem ter em mente para quem encaminhar os seus esforços.
Para definir o perfil do consumidor, é preciso estudar o mercado e enxergar oportunidades e demandas, entender qual tipo de negócio se sente habilitado a comandar e o que precisa oferecer para atrair esse público que escolheu.
Um grande erro de qualquer empreendedor é achar que o seu público é “todo mundo”. Você pode até abrir a porta da sua loja para todo mundo, mas as suas estratégias de marketing precisam de um alvo para serem eficazes. Esse alvo é o consumidor que você quer atrair.
Neste artigo, vamos entender qual é o perfil do consumidor Piticas e porque ele é um dos mais leais e crescentes em consumo.
O que é e a importância de definir o público consumidor
O conceito de perfil do consumidor pode ser colocado como um conjunto de características, comportamentos e valores de um determinado grupo em relação a um produto, serviço ou marca. Isso porque uma mesma pessoa pode ocupar diferentes perfis de consumidores. Por exemplo, um vegano pode também ser diabético, portanto, ser alvo desses dois tipos de produtos distintos. Isso para que o empreendedor compreenda que o seu público não é exclusivo do seu negócio.
Entre os conjunto de características, temos os fatores culturais, sociais, pessoais e psicológicos. Ou seja, lugar onde mora, se é religioso ou não, se mora com a família ou sozinho, se tem filhos, com qual gênero se identifica, se é ansioso, se costuma viajar ou é mais de ficar em casa, etc. Esses e outros detalhes ajudam a entender quem é essa pessoa e como é possível chegar até ela oferecendo o seu produto. Mais ainda, como fazer produtos que agradem a ela.
Para se chegar ao perfil do consumidor, é preciso estudo, pesquisa e muita observação. Há diversos estudos prontos que auxiliam o entendimento. Elaborar as próprias pesquisas também é recomendável. Uma solução mais simples e de menor custo são as pesquisas de satisfação e o uso de redes sociais como meio de diálogo e termômetro de interesse.
A importância de se definir e conhecer o perfil do consumidor se dá pelo retorno que isso oferece: estratégias de marketing (produto, preço, praça e promoção) mais assertivas, planejamento mais direcionado, mais satisfação dos clientes e consequentemente aumento de vendas e redução de prejuízo.
Perfil do consumidor geek
Havia uma visão geral que o geek era somente um entusiasta atroz de videogames. Ainda bem que não há mais, pois o geek é, antes de tudo, um grande e leal consumidor. Segundo o conceito da consultoria GfK, que traduz os geeks como leading edge consumers/LECs , ou seja, consumidores bem-informados, ele têm 3 alicerces bem estruturados:
1 – São apaixonados por categorias de tecnologia;
2 – Dentro de seu círculo de convivência compram tecnologia de ponta antes dos outros;
3 – Influenciam uma boa parcela dessas pessoas a seguirem seus recentes hábitos de compra.
Dentro do universo da tecnologia, podemos ir além de objetos como celulares e computadores. O audiovisual e seus efeitos especiais também costumam atrair os geeks justamente pela capacidade de criar fantasias a partir da criatividade e tecnologia. Assim, nasce o gosto e interesse por franquias como Star Wars, Stranger Things, Naruto, entre outros, criando identificação entre consumidor e personagem. Isso também acontece nos quadrinhos, nos games e outras plataformas de consumo de narrativas.
Segundo a Rakuten Digital Commerce (1ª plataforma de comércio eletrônico do Brasil), os amantes do universo pop costumam gastar 40% a mais do que a média nacional. Outra característica é ser especialmente engajado com o que está acontecendo no mundo e não medir esforços para comprar produtos de sua coleção.
Outro estudo, a 9ª edição da pesquisa Geek Power (publicada pela Omelete Company em 2022) mostra que 95% dos pesquisados leem pelo menos 2 livros ou HQs mensalmente; 84% consomem conteúdos sobre cultura pop diariamente, 81% acessam as redes sociais todos os dias e 65% deles jogam games com frequência.
Ao enxergar no Brasil uma demanda de produtos para o consumidor Geek, a Piticas criou uma grande oportunidade de sucesso e rentabilidade ao oferecer diversos produtos divididos em 8 categorias e lojas e quiosques espalhados por todo o Brasil
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