Os custos que você deve considerar na escolha de uma franquia

jul 14, 2023

Uma das maiores vantagens de empreender via franquia, além de começar um negócio com uma marca reconhecida pelo público, é justamente ter uma estimativa do quanto precisará investir para a abertura e os custos da franquia mensalmente.

Esses dados permitem um planejamento com informações mais sólidas e próximas do real, já que a rede costuma fazer pesquisa de mercado e tem as demais unidades como parâmetro. Desde custo de reforma, uma vez que o projeto arquitetônico costuma ser entregue pela marca, até o capital de giro necessário para a manutenção do negócio enquanto ele se torna sustentável.

Todas as informações sobre os custos da franquia devem ser repassadas pela franqueadora e analisadas pelo pretenso franqueado. Nunca se deve esquecer que isso é um fator diferencial ao optar por investir em franquia em vez de começar um negócio do zero.  Aliás, esse é um critério importante, inclusive para você escolher qual marca de franquia será aquela que se transformará no seu negócio.

Neste artigo vamos listar os custos da franquia que você deve ter acesso.

COF – Circular de Oferta de Franquia

A COF é um dos documentos mais importantes referentes não só aos custos da franquia, mas a todas as informações, em detalhes, necessárias para fechar negócio com transparência. Ela abrange obrigações, direitos e responsabilidades tanto da franqueadora em relação ao franqueado, quanto do franqueado em relação à franqueadora.

É na COF que o futuro franqueado tem acesso a:

  • Custos;
  • Regras;
  • Saúde financeira da franqueadora;
  • Expectativas de crescimento;
  • Formato escolhido com suas características;
  • Etapas do fechamento de contrato a inauguração da unidade;
  • Cash Back.

Ainda em relação à COF, uma recomendação: ficar atento à regra da franqueadora quanto ao tempo de análise do documento para dar o retorno, a média é de 10 dias. 

Custos da franquia para ficar por dentro

Algumas vezes, o entusiasmo por finalmente realizar o sonho de ter o próprio negócio nos impede de ter um olhar mais crítico e analítico das coisas, nos mexendo sempre para ver somente o lado bom. Não permita que a empolgação lhe tire atenção dos custos da franquia que você precisa analisar:

>> Taxa de Franquia

A taxa de franquia é um pagamento único que dá acesso ao franqueado do uso da marca. Esses valores variam de marca e modelo de negócio escolhido. Por exemplo, algumas marcas, como a Piticas, possuem lojas e quiosques com custos diferenciados. É necessário ter atenção nessas diferenças.

Essa taxa de adesão inclui benefícios, não somente o direito de abrir uma unidade franqueada. Entre eles projeto arquitetônico, treinamento, apoio na escolha do ponto-de-venda, fornecedores homologados, expertise da marca e até suporte na inauguração da unidade. Mas atenção, isso varia de franqueadora para franqueadora. Tudo deve estar listado na COF.

>> Royalties

Enquanto a taxa de franquia é um valor único, os royalties são valores mensais pela manutenção de uso da marca, suporte, apoio e consultoria contínua. Para cálculo de custos da franquia, algumas marcas cobram uma taxa fixa mensal, enquanto outras optam por percentuais em relação a faturamento bruto. Isso também precisa estar na COF e ser colocado posteriormente no contrato.

>> Capital de giro

Toda empresa, não importa o modelo de negócio, precisa ter capital de giro, que é o investimento necessário para sustentar as operações, sem depender exclusivamente da realização de receitas. Contudo, no início desse negócio, esse valor costuma ser sempre uma previsão longe da realidade, tanto para mais quanto para menos,  pois é preciso tempo para entender o movimento. Já na franquia, o tempo e a experiência com outras unidades permite um valor mais aproximado do real e, assim, o candidato a franqueado pode se preparar melhor para estes custos.

>> Taxa de marketing

Não é à toa que marcas de franquia são fortes no mercado. O investimento com comunicação e divulgação costuma ser intenso e é de responsabilidade da rede, por isso a existência de uma taxa, que pode ser em percentual ou valor fixo. Mais uma vez, depende do modelo de negócio de cada franqueadora.

>> Estoque inicial

A depender do tipo de franquia, se de produtos, por exemplo, como é o caso da Piticas, há um valor para a montagem do estoque inicial para que nada falte nos primeiros momentos da unidade. Esse valor pode ou não estar incluso na taxa de franquia.

Há ainda outros custos que devem ser levantados, como abertura de CNPJ entre outros, comuns a qualquer empresa, seja franquia ou não. Especificamente em franquias, fique sempre de olho na COF.

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