Piticas: uma história de sucesso no mundo geek

dez 8, 2022

A Piticas é uma marca que soube muito bem capitalizar a expansão e popularidade da cultura pop e do consumo Geek no Brasil. É uma história em curso que tem feito a cabeça de um público fiel e cada vez mais ávido pelo consumo e de empreendedores que viram no sistema de franquias da Piticas a melhor oportunidade nesse segmento.

É uma história de empreendedorismo e de expansão de negócios que, hoje, conta também com restaurantes temáticos e arenas gamers. São empreendimentos que, juntos com as lojas e quiosques, mostram todo o potencial do mercado e a solidez da franqueadora.

O modelo da Piticas está à disposição de empreendedores interessados em explorar um dos nichos de mercado que mais crescem no mundo. É por isso que vamos apresentar neste artigo um pouco mais da história da marca e como você pode fazer parte dela. 

Uma história na cultura Geek

A criatividade foi o que impulsionou os irmãos Filipe e Vinícius Rossetti a criarem uma loja de camisas que faziam referência a marcas conhecidas e admiradas pelo público. A ideia veio após a vivência de dez anos dos irmãos nos Estados Unidos, onde esse mercado é bem amplo e a cultura geek, bastante intensa. Eles então transformaram a ideia em negócio e criaram a Piticas no ano de 2010.

A Piticas optou desde sempre por criar produtos diferenciados, seja na concepção criativa das suas estampas, até o material e o processo de fabricação, que entregam um produto de primeira qualidade e alta durabilidade. Estes diferenciais são percebidos pelo público, que fazem das camisas o carro chefe de vendas da marca, sendo reconhecidas em todo o Brasil.

A alta qualidade é um motivo também para que os maiores detentores de propriedade intelectual confiassem à Piticas o licenciamento das suas marcas, produtos e personagens. São contratos de licenciamento que trazem para a Piticas marcas como:

  • Disney
  • Marvel
  • DC
  • Star Wars
  • Harry Potter
  • Naruto
  • Funko
  • Stranger Things
  • Dragon Ball
  • Cavaleiros do Zodíaco
  • E muito mais!

Todas elas estampam produtos das linhas de vestuário, acessórios, colecionáveis, casa e decoração, livros e games. E com novidades sendo lançadas mensalmente, aumentando o mix de produtos e reativando os desejos do público consumidor. 

Mirando o consumo de nicho

Os números do mercado geek são um ótimo incentivo para se investir nesse nicho. E não só para a Piticas, mas para todos aqueles que pretendem iniciar o negócio no modelo de franquias da marca.

De acordo com dados fornecidos pela Abral, a Associação Brasileira de Licenciamento de Marcas e Personagens (Abral), o nicho geek movimentou R$ 21 bilhões de reais no ano de 2021 com a venda de produtos. Esse número é impulsionado por um público que consome até 40% a mais do que o consumidor médio brasileiro.

Com o lançamento constante de filmes, séries, quadrinhos, animes e games, o interesse das pessoas só aumenta, criando novos personagens e renovando o ciclo de consumo. É por isso que o mercado geek tem se mostrado tão sólido e promissor nos últimos anos.

Um sucesso crescente no franchising e além

O empreendimento dos irmãos Rossetti ia além da criação de camisas e estampas. Por isso, logo inauguraram uma fábrica, para garantir a produção e a qualidade, e optaram pelo sistema de franquias para expandir a marca e as operações.

De início com os quiosques, mas hoje consolidado com mais de 400 pontos de vendas, conta também com a loja tradicional e o incrível espaço de experiência, que oferece uma grande imersão no universo geek para clientes e visitantes.

Esse sucesso é capitaneado por alguns diferenciais, como a fabricação própria dos produtos em seu parque fabril. Isso dá mais controle e autonomia ao negócio, benefícios que são transferidos na relação com cada franqueado.

Essa maturidade no negócio leva a Piticas a objetivos maiores, como a expansão do número de franqueados em 2023. A meta é conquistar 100 novos franqueados no ano. Com isso, espera-se o aumento do reconhecimento de marca, das vendas e do faturamento. 

Fonte: Imagem retirada do site Cinebuzz, Divulgação/Juan Cazes

Mas a história da Piticas vai além, com a marca promovendo experiências para fortalecer a sua posição no mercado geek. Assim, criou o restaurante Katon, que serve o famoso lamen, prato oriental muito presente nos universos ficcionais japoneses, que fazem muito sucesso entre os fãs. É um espaço temático, todo decorado, com karaokê, action figures, telões e espaços instagramáveis. Tudo para promover a imersão do público com marcas associadas à Piticas. 

Fonte: Imagem retirada do site https://gkpb.com.br/

Além do food service, a Piticas também entrou no segmento gamer, outro braço da cultura geek de grande potencial de consumo. A Arena 4UP já é um projeto consolidado, com 12 unidades inauguradas, contando com computadores, poltronas, fones e mais de 30 jogos para os frequentadores escolherem. A marca, dessa forma, se vincula aos populares e-sports, com ações em parceria com grandes nomes da área, como o influencer Nobru. 

Aproximação com empreendedores

Para aproximar a marca de novos empreendedores e fortalecer sua veia empreendedora, a Piticas trabalha com novos canais de mídia, como uma nova página dedicada à captação de franqueados, contendo todos os diferenciais do negócio e informações que ajudam a fortalecer a tomada de decisão dos empreendedores. 

Além disso, o blog da Piticas trará conteúdos informativos voltados à orientação dos empreendedores no negócio da franquia, em especial com o funcionamento da marca, além de ajudar na captação orgânica de audiência qualificada.

É com esse espírito e toda a inovação que o universo geek demanda que a Piticas irá expandir sua atuação no Brasil, contando com você, empreendedor, para alcançarmos ainda mais sucesso.

Conheça nosso modelo de negócio: https://franquia.piticas.com.br/

Newsletter

Quer ficar por dentro de nossas atualizações?

Assine a nossa newsletter

Postagens Recentes