Projeções e expectativas do setor de Franchising para 2023

mar 7, 2023

Não é de hoje que o mercado de franquias tem se mostrado forte e crescente, além de melhor opção para quem pretende empreender através de um modelo de negócio em que há uma marca previamente reconhecida pelo público, suporte em todos as etapas do processo, além de uma rede de apoio formada por outros empreendedores.

Fechado o ano de 2022 com um crescimento de 18,7% e faturamento acima de R$ 56 bilhões, é tempo de conhecer as projeções para o mercado de franchising em 2023.

A Piticas está cada vez mais pronta para o ano que começa.

Retrospectiva do franchising em 2022

Segundo estudo da BR Insights em parceria com a ABF – Associação Brasileira de Franchising, o faturamento do mercado de franquias saltou de R$ 47,385 bilhões para R$ 56,256 no terceiro trimestre de 2022 , um aumento de 18,7% comparado ao mesmo período de 2021.

Em relação ao quarto trimestre, 2021 alcançou um faturamento na casa de R$ 182,381 bilhões, enquanto 2022, ainda no terceiro trimestre, já passava de R$ 204,351 bilhões, ou seja, 2022 foi um ano de grandes resultados envolvendo marcas franqueadoras e seus franqueados.

O setor de moda cresceu 7,2%, o de alimentação food service chegou a 31% e lazer e entretenimento, 17,3%. Como a Piticas é uma marca geek que atua em moda, alimentação e entretenimento, dá para sentir como o ano foi bom para a marca e, consequentemente, para as mais de 400 unidades de franquias espalhadas pelo país.

Os modelos de negócios Piticas

A Piticas é a maior marca geek da América Latina. São 10 anos de atividade no franchising, que de moda se expandiu para entretenimento com a arena gamer 4Up e produção de conteúdo em canais próprios e alimentação com o restaurante temático Katon.

São três modelo de negócios, quiosque, loja e loja XP:

  • Quiosque: voltado para corredores de pequenos shoppings, galerias e outros espaços O quiosque vai de 6 m2 a 9 m², onde o franqueado consegue expor mais de 150 modelos de camisetas e mix de produtos adicionais exclusivos para o formato;
  • Loja: direcionada para rua, shoppings e aeroportos com espaço de 35 m2 a 70 m2. Acomoda mais de 150 modelos de camisetas e mix de produtos adicionais exclusivos para o formato;
  • Loja XP: especialmente para shoppings de alto fluxo de pessoas, com tamanho variando de 80 m2 a 300 m2. Aqui é possível expor mais de 300 modelos diferentes de camisetas, além de  mix de produtos adicionais exclusivos para o formato.

A Piticas Experience, a flagship da marca, reúne em um espaço de mais de 150 m2 entretenimento e compras de produtos exclusivos, além de vitrines interativas, ativações licenciadas e paredes instagramáveis.

Apoio e suporte Piticas

 

A Piticas oferece ao franqueado, além de uma marca forte e consolidada no seu segmento de mercado, treinamentos anteriores à abertura da loja e mensalmente após a inauguração, além de suporte de marketing e gestão financeira. 

A rede dispõe de uma extranet para troca de informações, experiências e informações entre os franqueados. Há auxílio na criação de projetos e reuniões periódicas para alinhamento, suporte e escuta das demandas dos franqueados.

A Piticas e as projeções do franchising em 2023

A pandemia de Covid, a guerra na Ucrânia, eleições no Brasil e outros eventos sempre interferem no mercado de modo geral, não seria diferente com o mercado de franquias. Por isso, estar atento a oportunidades e blindados de ameaça é sempre necessário para marcas e franqueadores. E isso sem dúvida fez toda a diferença nos últimos anos que se passaram. Não à toa 2022 trouxe ótimos resultados.

Para 2023, as expectativas são positivas, pois se prevê uma recuperação da economia e um aquecimento que promova maior confiança em quem planeja empreender, principalmente no modelo de negócio de franquias.

Um estudo da ABF visualiza cada vez mais descentralização do eixo Rio-São Paulo, com novas unidades de franquias, em especial na região norte, que gera mais oportunidades de negócios e novos empreendedores, além da expansão de marcas.

Para 2023, se espera um crescimento de faturamento na casa ou acima dos 12%, além da consolidação de algumas demandas de um novo comportamento do consumidor, como a busca cada vez maior do delivery, para todos os segmentos, produtos sem teste em animais, o uso do digital em toda as vias possíveis como forma de aceleração e expansão dos negócios, consolidação do Pix como forma de pagamento, aplicação cada vez mais concreta da LGPD, fazendo inclusão inclusive na COF – Circular de Oferta de Franquia, e crescimento do segmento de moda masculina, entre outras.

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