Soft skills que fazem diferença na liderança de sua franquia

ago 4, 2023

Ao empreender pelo modelo de negócio de franquia, há uma série de vantagens que fazem toda a diferença do empreendedor solo. A começar por iniciar um empreendimento com marca já reconhecida pelo mercado, ter acesso a expertise e plano de negócios, além de treinamento, suporte e apoio em todos os processos mesmo depois de já estar em funcionamento. Ainda assim, é importante ao gestor, seja proprietário ou funcionário, desenvolver soft skills que impulsionam a liderança.

Afinal, uma boa liderança é fundamental para o sucesso do negócio, pois estimula e incentiva o melhor de cada membro da equipe, além de permitir um perfeito alinhamento com os valores da marca.

Neste artigo vamos entender melhor o que são soft skills e quais delas precisam fazer parte do líder da franquia.

O que são soft skills

Ao analisar um perfil profissional, costuma-se usar dois tipos de habilidades, as hard skills e as soft skills. As hard skills são uma série de habilidades de cunho técnico que se adquirem por meio de formação escolar, universitária, cursos, treinamentos e capacitações, entre outros.

As hard skills dizem respeito ao rol de competências de ordem prática que permitem ao profissional desenvolver suas atividades e obrigações.

Já as soft skills se voltam para habilidades mais subjetivas e, por isso, um pouco mais difíceis de mensurar. Elas têm a ver com as questões comportamentais e a forma como o profissional lida consigo mesmo e os demais colegas em diversos tipos de situações, desde as mais tranquilas até as mais complexas.

Apesar das soft skills estarem relacionadas à personalidade do indivíduo, elas podem ser adquiridas através de uma autoanálise crítica e a vontade de mudança e desenvolvimento de novos hábitos.

A importância da liderança na gestão de uma franquia

Liderança não é um cargo, mas um estilo de lidar com pessoas e situações. Um bom líder estimula a criatividade, o pensamento crítico e o desenvolvimento profissional dos seus liderados. Além do mais, costuma ser responsável por um ambiente harmonioso, de coletividade e ajuda mútua.

É o bom líder quem faz com que a comunicação seja mais assertiva, que haja transparência na troca de informações e conhecimento. Também é ele quem promove a escuta, as discussões e tomadas de decisão com mais segurança.

Entre as principais atribuições de um líder em uma franquia estão:

  • Alinhamento com a marca franqueadora

A marca da franquia tem conceito, propósito, missão, visão e valores. Todos esses elementos, além de ferramentas estratégicas, são a força motriz do negócio e a forma como ele age no mercado para alcançar os seus objetivos e lida com clientes, parceiros, concorrência e equipe de colaboradores.

  • Retenção de talentos

A retenção de talentos, ou seja, a manutenção de bons funcionários na franquia, é um grande desafio, já que há regras e padrões a serem cumpridos de acordo com as exigências da marca. Ainda que haja espaço para inovações, nem todo profissional se adapta ao modelo de negócio. Cabe então ao líder reverter o processo e ajudar na adaptação e manutenção do profissional na unidade franqueada, mostrando as possibilidades de crescimento e oportunidade profissional.

  • Guiar a equipe

Ser um líder não é ir lá e fazer, mas ensinar a equipe como fazer as melhores escolhas, tomar decisões com segurança, realizar as tarefas dando o melhor de si, ser propositivo, pontual e sobretudo responsável com os compromissos que tem a cumprir. Em outras palavras, cabe ao bom líder saber guiar a sua equipe.

  • Perceber talentos

Um bom líder deve estar sempre de olho na equipe, mas no sentido de perceber suas potencialidades e fragilidades. Dessa forma, trabalhar para desenvolver talentos e minimizar limitações, ampliando a capacidade de cada um. Isso pode ser feito através de cursos, treinamentos e outras ações.

As soft skills de uma liderança

Entendendo o que são soft skills e as atribuições de um líder, podemos estabelecer quais habilidades comportamentais são importantes para uma liderança:

  • Empatia: um bom líder deve ser capaz de se colocar no lugar da sua equipe e compreender seus sentimentos, medos e anseios;
  • Comunicação: a base de um trabalho de equipe é a capacidade de se comunicarem de forma transparente e assertiva, ou seja, de forma que todos se entendam. Um líder que sabe se comunicar bem proporciona isso para sua equipe;
  • Inteligência emocional: só alguém capaz de reconhecer e lidar com suas próprias emoções pode gerir bem os conflitos comuns ao trabalho em equipe;
  • Criatividade: muitas vezes a solução está além do que se pratica comumente;
  • Versatilidade: um líder precisa estar preparado para desenvolver várias tarefas e inspirar seus comandados a fazerem o mesmo.

A lista vai crescendo à medida que esse líder vai se desenvolvendo em toda a sua potencialidade. Na Piticas, estimulamos os franqueados a atuarem como líderes e desenvolverem suas soft skills de maneira a garantirem o sucesso do seu negócio.

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