As vantagens de não depender da sazonalidade para vender

jul 26, 2023

Alguns setores do mercado têm suas vendas atreladas ao período do ano. Em outras palavras, vendem mais ou menos, a depender se inverno ou verão, começo ou meio de ano, férias ou período de aulas e por aí vai. É o que chamamos de produtos ou serviços sazonais. A sazonalidade costuma exigir do empreendedor um preparo diferenciado para as épocas de alta e baixa procura. Já para quem empreende sem depender da sazonalidade, há diversas vantagens.

Contudo, ainda que possa conviver com mais estabilidade de vendas o ano inteiro, o empreendedor e os negócios que fogem da sazonalidade não estão dispensados de pensar e elaborar estratégias de vendas, pelo contrário, devem fazer isso o tempo todo.

Neste artigo, vamos falar das vantagens de empreender com produtos que não precisam de período pré-determinado para vender mais.

Sazonalidade, do que se trata?

Algo sazonal acontece de tempos em tempos, ou seja, em momentos específicos e já esperados. Em relação ao clima, temos as estações do ano e suas características; em relação ao comércio temos datas comemorativas. Do ponto de vista da agricultura, os períodos de plantio e colheita, que aliás, podem ser diferentes de plantação para plantação. Em relação à saúde, existem as temporadas de determinadas viroses.

Alguns mercados mantêm um vínculo direto com a sazonalidade. O turismo, por exemplo, costuma ter alta nos períodos de férias escolares e estações do ano. Em alguns lugares, o frio é a atração principal, em outros, justamente o contrário, o sol, calor, praias.

O setor de vestuário, em especial o de moda, por vezes depende da sazonalidade para lançamentos e vendas de determinadas peças que são mais voltadas para esta ou aquela época do ano. Contudo, há os negócios de vestuário que não dependem da sazonalidade e, por isso, apresentam vantagens em relação ao que dependem. É o caso da Piticas. Vamos entender melhor.

Piticas, moda para o ano inteiro

A Piticas, ainda que tenha como carro-chefe de suas vendas as camisetas, não depende de sazonalidade para vender mais. Isto porque a Piticas é uma marca, não só com grande variedade de produtos, mas também por se voltar para um público com hábitos de consumo colecionável. 

Em outras palavras, o consumidor Piticas é daqueles que adora uma novidade e faz coleções. Diante disso, não espera por nenhum momento específico, mas sim pelo que a marca traz de novo, o que pode acontecer o tempo todo. Mas especificamente, todo mês. Já que a equipe de design da Piticas traz novidades mensalmente.

As vantagens de vender o ano inteiro

Se um negócio não está atrelado à sazonalidade, ele tem o ano inteiro para atrair novos consumidores e clientes. Não depende de chuva ou sol. E tampouco tem um cronômetro lembrando que o tempo de vendas está se encerrando.

Quando se está em um negócio sazonal, a concorrência passa a ser mais acirrada, pois várias marcas estão buscando a atenção do mesmo público ao mesmo tempo. Para quem não depende, essa disputa com a concorrência acaba “diluída” durante os 12 meses do ano.

Por outro lado, a marca está sempre na disputa. Em um país como o Brasil, onde as estações do ano praticamente se resumem a inverno e verão, e ainda assim não há calor ou frio extremos, uma camiseta cai bem o tempo todo. Então, se uma marca está vendendo o casaco de frio, a Piticas vende a camiseta para usar por baixo do casaco.

Nesse caso, entra o senso de oportunidade e as estratégias de marketing da marca. Que no caso da Piticas, por ser franquia, são desenvolvidas pela franqueadora. Ainda assim, é possível aos franqueados fazer sugestões a partir de experiências de suas próprias unidades.

As vantagens de investir na Piticas

Agora que você entendeu sobre as vantagens de escolher uma marca que não esteja atrelada à sazonalidade, entenda por que escolher a Piticas.

A Piticas vende para o público Geek, um público que além de crescer bastante, costuma ser leal às marcas que o agradam e ainda enxergam valor no lugar de preço, ou seja, fazem o esforço necessário para comprar o que desejam, esteja o preço alto ou baixo.São 13 anos de atuação, mais de 300 lojas nas 5 regiões do Brasil. Invista em um negócio que vende o ano inteiro. Seja um franqueado Piticas: https://conteudo.piticas.com.br/seja-um-franqueado

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